Siga-nos:
Fones: 49 . 3444 0212 49 . 3444 3412 49 . 3444 5821 49 . 3425 5515 49 . 9989 0290
Seu Pet merece tratamento de qualidade, e o melhor tratamento está na Dogs!
Raças de Animais
 

Domesticado primeiramente no oriente médio, o gato doméstico é o resultado de uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. O entrecruzamento de diversas espécies o tornou menor, e menos agressivo aos seres humanos.

O gato é um animal de tamanho pequeno a médio, em geral pesando entre 2,5 e 7 kg. Trata-se de um caçador por natureza, curioso, independente, porém sociável. Sua alimentação é essencialmente orientada ao consumo de carne, mas até mesmo os exemplares selvagens costumam complementar sua alimentação com folhas e outros elementos vegetais.

As características comportamentais dos gatos variam dependendo da raça, idade e sexo. Os gatos de pelagem curta tendem a ser mais magros e ativos fisicamente, enquanto os de pelo longo são, em geral, mais pesados.

O comportamento dos filhotes de gatos no entanto, pode variar de acordo com a ninhada e com a socialização. Considerados animais de cérebro bastante evoluído, os gatos são inteligentes, capazes de sentir emoções e de sofrer stress ou depressão, da mesma forma que os seres humanos.

Existem atualmente mais de 200 raças de gatos, distintas entre si pelo tamanho, tipo e cor de pelagem, temperamento, entre outras características.

O surgimento da maior parte das raças de gatos é relativamente recente. Algumas raças surgiram naturalmente, enquanto outras foram desenvolvidas através de cruzamentos planejados no intuito de promover um aprimoramento genético, ressaltando determinadas características físico-comportamentais. Enquanto os gatos da raça Munchkin devem ter as patas curtas, por exemplo, outros gatos como o Bengal devem apresentar característica oposta.

As raças de gatos apresentam uma grande variedade de cores e padrões e podem ser divididas em 3 categorias distintas: Os de pelagem longa, os de pelo curto e os de pelagem rala. A cor dos olhos também pode estar relacionada a certas raças. Os Persas, por exemplo, costumam apresentar a íris da mesma cor da pelagem.

Confira as raças de gatos abaixo e conheça as particularidades de cada uma das diferentes raças desse misterioso e cativante animal.

 
Clique na foto ou no nome para ver mais detalhes.
  • Abissínio
  • American Short...
  • Angorá
  • Bengal
  •        
    Gato

    Nome: Abissínio

    Tipo Físico: A pelagem é curta e brilhante, com duas outras faixas de cor alternadas podendo ser claras ou escuras.
    Peso: de 4 até 7,5kg.

    História: De origem não estabelecida, acredita-se que ele tenha provindo da Etiópia, antigamente chamada Abissínia, daí teve origem o nome da raça.

    Caráter: É inteligente, afetuoso e brincalhão. Gosta de atenção e cuidados. É sensível, gosta de estar acompanhado e dá exclusividade ao amor pelo dono.

    DICA
    Como gosta de brincar é interressante ter um jardim cercado para o Abissínio. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre quais os exercícios mais adequados. Recomenda-se a escovação semanal da pelagem.
    Gato

    Nome: American Short Hair

    Tipo Físico: Tem pêlos curtos e achatados, além de espessos e brilhantes. No inverno seu subpêlo é bem desenvolvido.
    Peso: de 3,5 a 7,0 kg.



    História: De origem Européia, inicialmente chamados de "Domestic Shorthair", estes bichanos são o resultado do cruzamento do "Gato de Rua" com os Britsh Shorthair, Birmanês e Persa. Apesar da origem é raro na Europa, porém tratado como um rei nos EUA e muito bem quisto pelos japoneses.

    Caráter: É muito apegado ao seu dono e é fácil de lidar. Calmo, equilibrado, sociável, brincalhão, desportivo e um excelente caçador.

    DICA
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e quais as atividades físicas que pode realizar. Sólido e rústico, seus cuidados não exigem tanto escovação semanal.
    Gato

    Nome: Angorá

    Tipo Físico: Tem pêlos longos, sedosos e finos.
    Peso: de 2,5 a 5 kg.



    História: De origem Turca, recebeu o nome de Angorá, atual Ancara, capital Turca. Teve exemplares espalhados na Itália pelo explorador Pietro Della Valle. Com sua pelagem ondulada e pomposa, servia de presente "real" e era apreciado por todos da corte de Luis XV.

    Após a II Guerra Mundial a raça esteve quase em extinção. Na Turquia a raça é extremamente protegida, e criadores da Europa e EUA os importaram para manter este belíssimo felino.

    Caráter: É dócil, brincalhão, conversador e de miado suave. É amigo e sociável, vive bem com cães, aos quais foi acostumado. Equilibrado, ativo e vivo, é muito afetuoso e extremamente sensível. Pode ter todas as cores, desde que tenha branco em qualquer quantidade. Robusto, esportivo, ágil, caçador e amante da água.

    DICA
    Aconselhe-se com seu Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e quais as atividades e brincadeiras mais adequadas. Aceita viagens sem problemas. Recomenda-se a escovação da pelagem semanalmente, porém, em época mudança de pêlos, deve-se escovar todos os dias.
    Gato

    Nome: Bengal

    Tipo Físico: Robusto, de corpo longo e musculatura potente, tem pêlos curtos, finos e suaves ao toque. Pode ter manchas pretas, chocolate ou canela com fundo preferencialmente laranja. Ainda podemos notar anéis na cauda, cuja ponta é preta.
    Peso: até 9kg.

    História: Também conhecido como "Gato de Bengala", teve origem nos EUA. Surgiu do cruzamento de um gato selvagem de pelagem manchada com uma gata American Shorthair. As fêmeas geradas neste cruzamento foram cruzadas com o pai selvagem, nascendo então o Bengal. Além disso, criadores utilizaram o Siamês, o Mau Egípcio e o Birmanês para gerar novas linhagens.

    Caráter: É equilibrado e de convívio agradável, tem instinto caçador, além de ser muito dinâmico. Quando filhotes, são muitos inquietos. O macho é gentil, enquanto a fêmea é bastante independente, vive bem até mesmo com os cães, apesar de ter um comportamento selvagem. Se exercita bastante.

    DICA
    O Bengal gosta de espaço e precisa se exercitar. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e quais os exercícios mais adequados. É bastante exclusivo com o dono, que deve lhe dar atenção. Seu miado é discreto e cuidar dele é bastante fácil.
  • Bobtail Japonês
  • British Short Hair...
  • Cornish Rex
  • Devon Rex
  •        
    Gato

    Nome: Bobtail Japonês

    Tipo Físico: Seus pêlos são macios e sedosos, curtos ou semi-longos.
    As cores variam, podendo ser branco, preto, vermelho, bi ou tricolor.
    Peso: de 2,5 a 4 kg.

    História: Conhecido como "Gato de Culto", poderia se dizer que esta raça veio da China, porém existem representações dela em vários objetos e estampas japonesas do século XI. Neste tempo, apenas reis e aristocratas possuíam o Bobtail, que quer dizer "cauda curta". Adorados e honrados, são símbolos de sorte e felicidade.

    Caráter: É ideal para estimação, afetuoso, vivo e independente. É curioso e de personalidade forte. Este "gato da sorte" é muito brincalhão e gosta muito de crianças. É equilibrado e de caráter flexível. Ignora os cães e nem sempre é amistoso com seus congêneres.

    DICA
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento ou ao ar livre. É de fácil convívio, tem voz suave, "canta" e é muito falante.
    Gato

    Nome: British Short Hair

    Tipo Físico: É robusto, musculoso e potente. Tem pêlos curtos, densos e erguidos, com textura firme. Suas bochechas são bem gordinhas.
    Peso: de 4 a 8 kg.

    História: É uma raça muito popular, de origem européia. Em 1865, criadores ingleses selecionaram os mais belos gatos de rua e fizeram uma exposição. Com isso surgiu interesse de criadores por cruzamentos de outras raças, como os Persas, para que os British se tornassem mais pesados e tivessem a silhueta arredondada, além de ganharem novas cores.

    Caráter: Este quase "urso" é jovial, equilibrado, calmo e quase nada emotivo. É de fácil convívio, pois não muda seu caráter. Vivo e afetuoso, é brincalhão e sociável com congêneres e cães. Adora caçar e, é muito carinhoso, e não é agressivo.

    DICA
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades, em apartamento e quais cuidados são recomendados. Atenção à escovação da pelagem na época de muda. A troca de pêlos é abundante. A freqüência das escovações deve ser redobrada.
    Gato

    Nome: Cornish Rex

    Tipo Físico: Tem pêlos encaracolados e ondulados que demoram a crescer. Cauda fina e longa, dorso arqueado, musculatura longa, firme e potente.
    Peso: de 2,5 a 4,5kg.

    História: O primeiro exemplar surgiu na Grã-Bretanha. Exatamente na Cornualha, de onde originou seu nome: Cornish. O nome Rex vem da semelhança dos seus pêlos com os de um coelho da raça Rex. Para conservar esta mutação, foram realizados cruzamentos com Siameses, Burmeses e Bristsh Shorthair. Estes felinos são apreciados por ingleses e Americanos.

    Caráter: É excêntrico por natureza, brincalhão, agitado, acrobata e vivo. Bem humorado, gosta de estar sempre acompanhado, vive bem com os congêneres e até com cães. É afetuoso, carinhoso e sensível.

    DICA
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e os cuidados quanto à sua sensibilidade ao frio. O desenvolvimento dos filhotes é impressionante. Sua "voz" é estridente. Uma escovação semanal é suficiente, pois praticamente não existe muda.
    Gato

    Nome: Devon Rex

    Tipo Físico: Sua pelagem é curta, fina e enrolada, como o Poodle. Sua cauda é fina e seu corpo tem musculatura firme e potente. É um ótimo companheiro, afetuoso e tem "voz" discreta.
    Peso: de 2,5 a 4kg.

    História: Originou-se na Grã-Bretanha, na região de Devon, por volta de 1960. Esta raça tem os pêlos semelhantes aos de uma ovelha. Do cruzamento com uma gata tricolor, nasceu um macho de pêlos encaracolados que cruzou com uma Cornish, e desta vez os gatinhos nasceram com pêlos retos. Foi reconhecida pela F.I.Fe. em 1967 e pela T.I.C.A, que editou um padrão, em 1988.

    Caráter: O Devon é um gato brincalhão, vivo e acrobata, porém é menos ativo que o Cornish Rex.

    DICAS
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e os cuidados quanto à sensibilidade ao frio. Este bichano requer um cuidado especial, como o exame de Pedigree, para saber se ele tem "spasticity", doença encontrada na maioria dos congêneres desta espécie. Após 6 meses é que a pelagem toma forma, e uma escovação semanal é suficiente.
  • Egyptian Mau
  • Exótico
  • Maine Coon
  • Manx
  •        
    Gato

    Nome: Egyptian Mau

    Tipo Físico: É robusto, ativo, vivo, paciente com crianças e um bom caçador. Tem aspecto arredondado, dorso curto e convexo. A parte traseira é mais alta que os ombros. Os pêlos são curtos, duplos e densos, e os cortes podem variar.
    Peso: de 3,5 a 5,5kg.

    História: O mau (que quer dizer gato) surgiu no Egito e foi adorado e protegido nos monumentos do Antigo Egito. Os primeiros exemplares foram para a Rússia, e pais e filhos migraram para os EUA. Lá criaram um gatil, rapidamente mais criadores se interessaram pela espécie e hoje ele é bem procurado e querido. Na mesma época, ele também foi criado na Europa.

    Caráter: De "mau" este gatinho não tem nada; totalmente sociável, aceita outros animais, é afetuoso com o dono e tem um caráter excelente.

    DICA
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento. Sua criação deve ser delicada e o crescimento dos filhotes é lento. Recomenda-se a escovação semanal da pelagem.
    Gato

    Nome: Exótico

    Tipo Físico: Peitoral largo e musculatura potente, tem a cauda curta com a extremidade alongada.
    Peso: de 3 a 6,5kg.

    História: Nos anos 60, criadores do American Shorthair queriam mudar a cor, a pelagem e ainda aumentar a silhueta do animal. Para isso, cruzaram esta raça com gatos Persa. Deste cruzamento nasceram Persas de pêlo curto, que foram chamados de Exotic Shorthair. Estes conquistaram a Europa e também os EUA.

    Caráter: É mais vivo que o Persa, porém calmo. Curioso e brincalhão, vive bem com seus congêneres e não se incomoda com os cães. Ouvi-lo miar é raridade. Não suporta solidão e é discreto. Muito afetuoso, valoriza a presença do seu dono.

    DICA
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e os cuidados com a higienização dos olhos. Sua maturidade chega por volta dos 3 anos e a puberdade também é tardia. Recomenda-se a escovação semanal da pelagem.
    Gato

    Nome: Maine Coon

    Tipo Físico: É caçador, esportivo e brincalhão. É afetuoso e muito apegado ao seu dono. Resiste ao inverno mais rigoroso. Transmite força no seu aspecto físico, pois tem musculatura potente. Seus pêlos são densos, sedosos e curtos em algumas partes, como cabeça, ombros e patas. As cores podem variar com qualquer quantidade de branco.
    Peso: até 10kg.

    História: Originário dos EUA, acredita-se que o Maine Coon seja o resultado do cruzamento de um guaxinim com um gato selvagem. Essa tese foi estudada, pois seus pêlos e rabo são como os do guaxinim. Na verdade a raça originou-se na Costa Leste, na região do Maine, onde nasceram gatinhos do casamento de gatos ingleses com russos ou escandinavos.

    Caráter: É equilibrado, gentil, tranqüilo e calmo. É um felino sociável e nada agressivo.

    DICA
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento. É importante que tenha espaço para brincar. A puberdade das fêmeas demora a chegar e os filhotes têm crescimento lento e só se tornam adultos com 3 ou 4 anos. Seus pêlos podem ser escovados uma vez por semana.
    Gato

    Nome: Manx

    Tipo Físico: Esta raça pode não ter cauda ou tê-la muito curta e coberta de pêlos. São robustos, arredondados e seus olhos podem combinar com sua pelagem.
    Peso: de 3,5 a 5,5kg.

    História: No Mar da Irlanda existe a Ilha de Man, de onde provém o nome desta raça. Alguns acreditam que o Manx teria vindo do extremo oriente, outros supõem que a raça foi levada por marinheiros espanhóis para a Espanha. Porém, ela é uma mutação genética espontânea devido à ação de um gene autossômico dominante com forte consangüinidade.

    Caráter: Tem um caráter excelente, é muito ativo e um bom caçador. É inteligente e bastante amistoso. Gosta de crianças, é afetuoso com seu dono e sociável com outros animais.

    DICAS
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e também a mudança de rotina. Oriente-se também quanto aos cuidados com a pelagem.
  • Norueguês da...
  • Persa
  • Ragdoll
  • Sagrado da...
  •        
    Gato

    Nome: Norueguês da Floresta

    Tipo Físico: Seu corpo é maciço, potente, tem pêlos duplos, espessos e lanosos, que se tornam impermeáveis. Todas as cores são aceitas.
    Peso: de 3 a 9kg.

    História: Natural da Noruega, existem várias lendas para justificar seu aparecimento. Na verdade, com o clima rigoroso da região, gatos que viviam em estado selvagem precisavam desenvolver uma pelagem mais espessa, isolante e impermeável. No início dos anos 30 iniciou-se uma seleção por parte dos criadores noruegueses para conservar a espécie. Hoje a Suíça é dona da maior população desta raça.

    Caráter: É rústico, ágil, esportivo e gosta muito de escalar. É muito seguro de si e sociável. Robusto, tem boa índole e é muito brincalhão. Gosta de viver com humanos, aceita bem seus congêneres, cães e crianças.


    DICAS
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e quais os acessórios e brinquedos adequados para que ele possa escalar e fazer atividades físicas. Tem a "voz" doce. Sua maturidade é tardia, chega por volta dos 4 ou 5 anos. Recomenda-se a escovação da pelagem com freqüência regular.
    Gato

    Nome: Persa

    Tipo Físico: Seus pêlos são longos, finos, sedosos e podem variar de cor. Tem musculatura bem desenvolvida.
    Peso: de 3,5 a 7kg.

    História: Originou-se na Pérsia, atual Irã. Considerada a raça mais célebre do mundo, estes gatos de pelagem longa eram desconhecidos na Europa até meados do século XVI. Os primeiros exemplares foram expostos em Londres, e nesta época organizou-se um programa de criação e seleção. Para abrirem uma melhor pelagem foram cruzados com Angorás, e depois houve outros cruzamentos para aumentar a gama de cores, que chega a mais de 200 variedades.

    Caráter: É sedentário, pacífico e sociável. É carinhoso, incapaz de ser agressivo, age sempre com calma e placidez. É um gato muito afetuoso e ligado ao dono. Vive com os congêneres e cães. Mostra-se distante de estranhos e gosta de crianças. Mia raramente e suporta a solidão.


    DICAS
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e quais os cuidados que ele precisa receber. Para seu equilíbrio perfeito precisa de uma vida tranqüila. A puberdade chega quando completa 1 ano, e a maturidade aos 2. Recomenda-se pentear e escovar a pelagem todos os dias e observar a higiene dos olhos.
    Gato

    Nome: Ragdoll

    Tipo Físico: Seu corpo é grande e bem feito. Sua cauda é longa e com a ponta sem pêlos. Pode ter luvas brancas ou extremidades mais escuras. Os pêlos são suaves, sedosos e semi-longos.
    Peso: até 9kg.

    História: Originário dos EUA, esta raça é resultado do cruzamento entre um Angorá Turco com um Birmanês. Ragdoll quer dizer "boneca de pano ou trapo" e se deve à maneira como ele fica totalmente relaxado no colo do dono, mole como uma boneca de pano. Esta é a segunda maior raça do mundo.

    Caráter: É interativo, brincalhão e meigo. É delicado, apesar de grande, gentil, plácido e dócil. É afetuoso, carinhoso e gosta de estar sempre acompanhado. Barulho e agitação não combinam com ele. Vive bem com seus congêneres e cães.

    DICAS
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento. Seu crescimento só termina aos 3 ou 4 anos. Recomenda-se pentear e escovar a pelagem com freqüência.
    Gato

    Nome: Sagrado da Birmânia

    Tipo Físico: Tem pêlos longos e sedosos. No rosto tem pêlos curtos. Em alguns pontos, como máscara, pernas, cauda e orelhas, a pigmentação é mais escura. Dono de luvas brancas, este tipo ainda tem tufos de pêlos entre os dedos.
    Peso: de 4,5 a 8kg.

    História: Originário da Birmânia, este gato nasceu do cruzamento de um Siamês de patas brancas com uma raça de pêlos longos (Angorá ou Persa). Acredita-se que esta raça vivia nos templos budistas birmaneses e foi levada para a Europa no início do século XX. Após a segunda guerra ela quase se extinguiu.

    Caráter: É calmo, equilibrado e passivo. Este felino é de fácil relacionamento, muito brincalhão e uma agradável companhia para as crianças. É afetuoso, meigo e possessivo. É ativo, esportivo e robusto.

    DICA
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento. Este felino gosta de paz e tranqüilidade. Gosta de estar acompanhado e requer atenção do seu dono. Tem uma "voz" bem suave. Recomenda-se uma escovação diária durante a mudança de pêlo.
  • Scottish Fold
  • Siamês
  • Somali
  • Sphynx
  •        
    Gato

    Nome: Scottish Fold

    Tipo Físico: É compacto, arredondado e robusto. De pêlo curto ou semi-longo. Todas as cores são reconhecidas.
    Peso: de 2,5 a 6kg.

    História: Esta raça de orelhas caídas ou dobradas teve origem na Escócia e cruzou com um Britsh Shorthair. Seguindo com os cruzamentos, começaram a surgir anomalias mais graves nos filhotes. Em 1971 iniciaram-se novos testes, e a raça foi cruzada com Britsh, Exotic e American Shorthair para evitar problemas.

    Caráter: É brincalhão, meigo e carinhoso. É resistente, vigoroso e um bom caçador. É afetuoso, calmo e adora a vida em família. Discreto, tem "voz" suave.

    DICAS
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento. Recomenda-se observar as orelhas. É indicada a escovação semanal da pelagem. Durante a muda de pêlos recomenda-se penteá-lo regularmente.
    Gato

    Nome: Siamês

    Tipo Físico: Elegante por si só, ele é charmoso, flexível e musculoso. O pêlo é curto, fino, sedoso e deitado. Sua cor é um manto claro, e as pernas, patas, máscara, cauda e orelhas têm uma pigmentação mais forte.
    Peso: até 5,5kg.

    História: Originou-se no Sião, atualmente Tailândia. Vivia com privilégios no Palácio Real e era de propriedade exclusiva da família real. No início do século XIX foi levado para a Inglaterra. Inicialmente a aparência da raça era mais maciça, arredondada, cauda com nó e olhos verdes. Por conta da estética a aparência afinou-se, deixando-o com a cabeça triangular e a cauda sem nó.

    Caráter: É muito extrovertido, dono de um temperamento imprevisível e de uma personalidade autêntica. É ativo e muito sensível. É afetuoso, sociável e amistoso, gosta de crianças e não se dá bem com congêneres. Requer atenção do seu dono, gosta de estar sempre acompanhado, chega até a ser possessivo e ciumento.

    DICAS
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento, quanto à sua sensibilidade ao frio e qual a educação mais indicada para os filhotes que são hiperativos. No quinto mês a fêmea entra na puberdade.

    Recomenda-se a escovação da pelagem uma vez por semana.
    Gato

    Nome: Somali

    Tipo Físico: Tem musculatura potente, cauda longa e guarnecida. O pêlo é semi-longo, fino e suave. A cor varia, podendo ter até oito faixas que diferem do manto.
    Peso: de 3,5 a 5,5kg.

    História: Originou-se nos EUA, na década de 1960. Seu nome é uma alusão à Somália, na África, país vizinho da Etiópia (antigamente chamada Abissínia). Dessa região, por sua vez, provém o Abissínio, uma das raças que originou o Somali, do cruzamento com o Persa ou Angorá. Nos EUA criou-se o primeiro clube da raça, e a primeira exposição foi em 1972.

    Caráter: É vivo, ativo e equilibrado. É calmo e tranqüilo, apesar do parentesco com o Abissínio. É meigo, amistoso com estranhos e com seus congêneres.

    Necessita de atenção, gosta de crianças e é um bom caçador.

    DICAS
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e quanto à sua sensibilidade ao frio. Recomenda-se a escovação semanal da pelagem.
    Gato

    Nome: Sphynx

    Tipo Físico: Parece não ter pêlos, mas a textura lembra os pêlos do camelo. Sua pele é enrugada na cabeça, patas e corpo. Todas as cores são aceitas e qualquer desenho.
    Peso: de 3,5 a 7kg.

    História: Esta diferente raça teve origem no Canadá. Um filhote pelado cruzou com sua mãe, e nasceram mais filhotes pelados, uma mutação espontânea. Não se sabe se eram curiosos ou fãs, sabe-se apenas que franceses se interessaram. Alguns criadores americanos importam da Europa, pois esta espécie é pouco difundida e não reconhecida por alguns órgãos.

    Caráter: É independente, vivo e muito esperto. É afetuoso, dócil e sociável, pode parecer possessivo e requer muita atenção. É amistoso com seus congêneres e convive com cães.

    DICA
    Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento, os cuidados com a exposição ao sol, quanto à sua sensibilidade ao frio, quais os cuidados ideais com a sua pele e sua alimentação. Recomenda-se a observação da higiene das orelhas, que deve ser feita com freqüência.

 
 

Dogs e Cia Clínica Veterinária e Pet Shop - Rua do Comércio, nº 680, Concórdia / SC
Dogs e Cia Pet Shop . Veterinária - Rua da Independência, nº 91, Via Passarela, 1º Andar, Sala 03, Concórdia / SC
© - Ideia Good - Soluções para Internet